sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Por que a Gratidão Faz Bem?



Muito tem se falado sobre a gratidão, ainda bem, né!?
De alguma forma isso nos faz refletir um pouco mais sobre nossas relações com as pessoas, os problemas e o simples fato e grandioso de estarmos vivos.

Pois bem, a partir desta passagem e outras numa série sobre a gratidão, resolvi trazer mais informações, principalmente sobre o que tenho aprendido e como a gratidão passou a fazer parte da minha vida, posteriormente passando a fazer parte do meu trabalho como naturopata e até mesmo perfumista botânico.

Nesta pequena passagem trouxe alguns dados mostrando resultados de pesquisas e elucidando porque a gratidão faz bem!

Em uma série de estudos feita pelo Dr. Robert Emmons e sua equipe,  na qual ele ajuda várias pessoas a cultivar sistematicamente a gratidão, dentre as diferentes maneiras, utilizou um "diário de gratidão", no qual os participantes registram regularmente as coisas pelas quais são gratas.

Os diários de gratidão e outras práticas de gratidão geralmente parecem tão simples e básicas, que   muitas vezes as pessoas mantêm diários de gratidão por apenas três semanas, e no entanto, os resultados foram impressionantes.
Neste estudo em que  mais de mil pessoas foram estudadas, de oito a 80 anos, descobriram  que as pessoas que praticam gratidão relatam consistentemente uma série de benefícios.

Pode parecer bobagem para alguns, mas nesta prática, a intensidade que passamos a imprimir nas coisas que  fortalecem nossa atenção, sentimentos positivos, e sim, ao ponto de até mesmo ressignificar  valores distorcidos ou perdidos que nada nos ajudaram na vida. 

E por que a gratidão é benéfica?
Vejamos os resultados apontados nessa pequisa:

Físico
• Sistemas imunológicos mais fortes
• Menos incomodado com dores
• Menor pressão arterial
• Mais exercício e melhor cuidado da sua saúde
• Acorda mais revigorado ao acordar com bom sono

Psicológico
• Níveis mais altos de emoções positivas
• Mais alerta, vivo e acordado
• Mais alegria e prazer
• Mais otimismo e felicidade

Social
• Mais útil, generoso e compassivo
• Mais tolerante
• Mais extrovertido
• Sinta-se menos solitário e isolado.

Ele aponta que os benefícios sociais são especialmente significativos, pois, afinal, a gratidão é uma emoção social e que promove fortalecimento do relacionamento, porque exige que vejamos como fomos apoiados por outras pessoas.

É definir uma afirmação de bondade. Afirmamos que há coisas boas no mundo, presentes e benefícios que recebemos, isso não significa que a vida é perfeita; não ignora reclamações, encargos e aborrecimentos, mas quando olhamos para a vida como um todo, a gratidão nos encoraja a identificar uma certa quantidade de bondade em nossa vida.

Outra questão da gratidão é descobrir de onde vem essa bondade. Reconhecemos as fontes dessa bondade estando fora de nós mesmos, nem sempre se origina de algo que necessariamente façamos a nós mesmos, no qual podemos nos orgulhar.
Podemos apreciar traços positivos em nós mesmos, mas acho que a verdadeira gratidão envolve uma humilde dependência nos outros: reconhecemos que outras pessoas - ou forças ainda mais elevadas, se você tem uma mentalidade espiritual - nos deram muitos presentes, grandes e pequenos, que nos ajudam a alcançar a bondade em nossas vidas.

Mas então, de que vale a gratidão?
Questionando seus resultados e analisando por que a gratidão pode ter esses efeitos transformadores na vida das pessoas, ele destaca quatro que considera as mais importantes:


1. A gratidão nos permite celebrar o presente. Amplia emoções positivas.

Pesquisas sobre emoções mostram que emoções positivas desaparecem rapidamente, nossos sistemas emocionais gostam de novidade e mudanças. Nós nos adaptamos às circunstâncias positivas da vida para que, em pouco tempo, o carro novo, o novo cônjuge, a nova casa não sejam mais tão novos e empolgantes.
Mas a gratidão nos faz apreciar o valor de algo, e quando apreciamos o valor de algo, extraímos mais benefícios dele; é menos provável que tomemos como óbvio.

"Na verdade, acho que a gratidão nos permite participar mais da vida. Percebemos mais os aspectos positivos, e isso amplia os prazeres que você obtém da vida. Em vez de nos adaptarmos ao bem, celebramos o bem. Passamos tanto tempo assistindo coisas - filmes, telas de computador, esportes -, mas com gratidão nos tornamos participantes maiores em nossas vidas, em oposição aos espectadores."

2. A gratidão bloqueia emoções tóxicas e negativas , como inveja, ressentimento, arrependimento - emoções que podem destruir nossa felicidade. Há até evidências recentes, incluindo um estudo de 2008 do psicólogo Alex Wood no Journal of Research in Personality , mostrando que a gratidão pode reduzir a frequência e a duração dos episódios de depressão.
Isso faz sentido: você não pode sentir inveja e agradecimento ao mesmo tempo. São sentimentos incompatíveis, se você é grato, não pode se ressentir de alguém por ter algo que não gosta, certo?
Essas são maneiras muito diferentes de se relacionar com o mundo e, com certeza, esta pesquisa  feito om seus colegas Michael McCullough e Jo-Ann Tsang sugeriu que pessoas com altos níveis de gratidão têm baixos níveis de ressentimento e inveja.

3. Pessoas agradecidas são mais resistentes ao estresse . Existem vários estudos mostrando que, diante de traumas graves, adversidades e sofrimento, se as pessoas tiverem uma disposição agradecida, elas se recuperarão mais rapidamente. Acredito que a gratidão dê às pessoas uma perspectiva da qual elas possam interpretar eventos negativos da vida e ajudá-las a se proteger contra o estresse pós-traumático e a ansiedade duradoura.

4. As pessoas agradecidas têm um maior senso de auto-estima . Acho que é porque, quando você é grato, tem a sensação de que alguém está cuidando de você,  alguém proporcionou seu bem-estar ou você percebe uma rede de relacionamentos, passados ​​e presentes, de pessoas responsáveis por ajudá-lo a chegar onde está agora.
Depois de começar a reconhecer as contribuições que outras pessoas fizeram para sua vida, depois de perceber que outras pessoas viram o valor em você, você pode transformar a maneira como se vê.


São bases que passamos, agora, com um novo olhar admitir que os mecanismos aos quais estamos inseridos acabam por nos enfraquecer como seres humanos, mas que com a gratidão, tudo passa ser revelado para que possamos resgatar mais de nos mesmos, em favor de uma vida mais saudável e em harmonia.

Muito deste trabalho entre outras técnicas são utilizadas em nossa meditação aromática. Para saber mais veja nossa página e entre em contato conosco.

Até a próxima série.

Adriano Brasil - CRTH 2483
Naturopata 
Perfumista Botânico
Aromaterapeuta Certificado


Nenhum comentário:

Postar um comentário