sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Como cultivar a Gratidão! 


  Em nosso último artigo falamos sobre os desafios de praticar a gratidão, mas hoje, vamos falar das práticas e como podemos pratica-la. Foram tantos e difíceis os desafios, então , será que dá?

  Neste momento, perceber que podemos ir além das circunstâncias, que ocasionalmente nos traria algum sentido de gratidão passa a mudar muitos conceitos e atitudes que conscientemente pensávamos estar sendo gratos ou nos tornando pessoas mais gratas.
  O que quer dizer tudo isso?
 Que um esforço consciente é necessário para praticar a gratidão. É fácil cair na mentalidade da negatividade, mas são etapas específicas que nos ajudam superar os desafios de gratidão.

  Algumas sugestões para prática da gratidão parecem ser fáceis, de fato são, mas o empenho, atitude, hábito, mudança de comportamento, desapego e libertação em vários campos da vida podem torná-las menos interessantes, como pudemos observar no artigo anterior, assim, diante de tantas opções, inicie com alguma que te deixe mais confortável em realizar.

  •   O primeiro é manter um diário de gratidão, isso mesmo, um diário onde podem ser listados coisas pelas quais você é grato, um recurso que você pode listar cinco coisas pelas quais você é grato a cada semana, inclusive, você pode reviver sua gratidão por tudo que foi listado ao final do mês. Esta prática funciona porque, conscientemente, intencionalmente concentra nossa atenção no desenvolvimento de pensamentos mais agradecidos e na eliminação de pensamentos ingratos, também ajuda a evitar que as coisas sejam banalizadas; em vez disso, vemos os presentes na vida como novos e emocionantes. 

"Acredito que as pessoas que vivem uma vida de gratidão difusa realmente experimentam a vida de maneira diferente das pessoas que se enganam ao não se sentir gratas."                    Dr. Robert Emmons

  • Outro exercício de gratidão é praticar a contagem regular de suas bênçãos, conquistas, realizações, talvez a primeira coisa de manhã, talvez à noite. Se perguntar por que está agradecido hoje, como momentos de reflexão, mas que a gratidão pode seer exaltada, sem a necessidade de escrevê-las.

  • Você também pode usar lembretes concretos para praticar a gratidão, o que pode ser particularmente eficaz no trabalho com crianças, que não são pensadoras abstratas como os adultos. Por exemplo, uma mulher em Vancouver cuja família desenvolveu essa prática de colocar dinheiro em "jarros de gratidão". No final do dia, esvaziaram os bolsos e colocaram nos frascos seus trocados. Eles tinham um lembrete regular, uma rotina, para fazer com que se concentrassem na gratidão. Então, quando o frasco ficou cheio, eles deram o dinheiro para uma pessoa carente ou uma boa causa dentro de sua comunidade.                                              Práticas como essa podem não apenas ensinar às crianças a importância da gratidão, mas também mostrar que a gratidão impele as pessoas a "passa-las adiante" - a dar às outras pessoas de alguma forma, como elas mesmas receberam.
  • Antes de dormir acionar o momento gratidão. Um momento em que você foca sua atenção no seu dia e ao mesmo tempo eleva sua gratidão por cada situação vivida.
  • Hoje parece um ótimo dia para mandar uma carta ou melhor, fazer uma visita, ou até mesmo ligar para alguém dizendo o quanto você a ama e o quanto você sente felicidade por ela ser parte da sua vida.  
  • Olhe nos olhos das pessoas e quando tiver servido a elas sinta em seu coração uma verdadeira gratidão, algo que vai além da formalidade e etiqueta, deixe seus olhos expressarem o que seu coração sente.

Por fim, abrir nossa mente e pensar fora da caixa quando se trata de gratidão. Madre Teresa falou sobre a gratidão que sentia pelas pessoas que ajudava, pelos doentes e moribundos nas favelas de Calcutá, porque lhe permitiram crescer e aprofundar sua espiritualidade. Essa é uma maneira muito diferente de pensar em gratidão - gratidão que podemos dar em oposição ao que recebemos, contudo  uma maneira muito poderosa de cultivar um senso de gratidão.

Até o próximo artigo 🙏

E nossa jornada continua com a meditação aromática, saiba mais em nosso site.
As meditações são individuais ou em grupo, a companhe em @Astralaromas 


Adriano Brasil - CRTH 2483
Naturopata
Perfumista Botânico
Aromaterapeuta Certificado

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