O Perfume Natural e a Aromaterapia
Inicialmente temos que entender e separar o que no passado estava completamente ligado. Quando falamos de aromaterapia levamos em conta a utilização de substâncias naturais muito concentradas que são chamadas de óleos essenciais* e que passou a ser utilizada holisticamente na saúde e bem estar das pessoas desde o século passado.
O perfume e sua forma de aplicação datam uso muito mais antigo, e ainda que a matéria prima utilizada também fosse de origem natural como plantas, flores, árvores e resinas, os perfumes se modificaram muito nesse sentido, enquanto a aromaterapia sempre se desenvolveu com a utilização dos óleos essenciais completamente puros, os perfumes industriais se desprenderam dessa relação botânica/natural em sua composição.
Os laboratórios químicos encontraram uma forma de popularizar os perfumes baratiando a composição através de produtos sintéticos - por exemplo, as essências*, em seguida as perfumarias elevaram seus status com grandes campanhas publicitárias e artistas promovendo seus perfumes não mais naturais a preços exorbitantes.
A perfumaria natural nos leva a possibilidade de usufruir da força da natureza através dos óleos essenciais (Aromaterapia), seja para a prevenção e tratamento complementar ou alternativo de sintomas físicos, estados emocionais e energéticos, sempre em busca do bem estar humano junto ao meio em que vive.
A aplicação e uso dos óleos essenciais sempre deve ser acompanhada de um especialista, principalmente com a composição de um perfume artesanal. Um perfume Natural/Botânico nunca será parte de uma composição mista (sintética + natural), ainda que seja comum essa prática por alguns perfumistas no intuito de provocar cheiros prolongados.
Opções de perfumes com cheiros duráveis por mais de 7 horas por exemplo, sinalizam claramente que naquela composição, a "fragrância" possui vários compostos não mencionados, entre eles "ftalatos" . Veja aqui
É importante lembrar como todas essas composições químicas entram em nosso corpo e o que causam em nosso ser. Utilizar um perfume botânico artesanal é tão natural quanto cheirar uma flor, é a partir daí que nossos receptores olfativos enviam sinais para o sistema límbico que reage ativando nossa memória olfativa, ou criando uma novo momento de novas emoções, impulsos comportamentais ( fome, sexo, sede, necessidades fisiológicas...) e intelectual.
Os óleos essenciais diferentemente de produtos sintéticos estabelecem uma simbiose com nossas células, isso nos mostra o perigo da absorção de produtos tóxicos pela pele ou inalação.

Óleos Essenciais - Substancias naturais concentradas.
Essências - Substancia sintética ( derivada de petróleo)
criada no século XX para imitar o cheiro dos óleos essenciais.
Fotos: suguta.com
Adriano Brasil - @Astralaromas
Nenhum comentário:
Postar um comentário