segunda-feira, 30 de março de 2020

#Aceitoreikiemcasa

                            Envio de Reiki e Prática de Mindfulness


Continuamos nesta semana com envio de Reiki as 19:00,
 Todos os dias 🙌

Para aceitar basta se conectar com #Aceitoreikiemcasa

Se você ainda não conhece os benefícios clique em Reiki
Se puder, pare neste momento para uma prática de mindfulness, afinal é um momento de isolamento e por mais que não estejamos acostumados é um chamado para um mergulho interior, contato com nossos sentimentos mais profundos e por isso merece nossa atenção. 
Também, um momento em que podemos perceber o quanto nossas emoções foram agitadas em nossas relações de convívio, notícias negativas, incertezas e confinamento, então aproveite para mudar isso tudo com um posicionamento mais positivo diante deste momento de enfrentamento.

Há várias práticas de mindfulness que podemos utilizar enquanto enviamos o Reiki, mas neste momento, seguimos com algumas sugestões bem simples, lembrando que elas podem ser praticadas em qualquer outro momento durante seu dia:

  • A visualização de uma cor desejada, 
  • Ouvir um mantra ou música meditativa, 
  • Ascender uma vela com intenção positiva, 
  • Simplesmente focar na sua respiração.

- Sente-se da maneira que preferir, confortavelmente, com a coluna, pescoço e a cabeça eretas, ombros abertos permitindo o relaxamento do peito e de forma que a respiração flua suavemente.
- Relaxe e verifique se está confortável no seu assento! Você pode se recompor a qualquer momento.
- Faça uma inspiração suave e profunda, exale da mesma forma.
- Procure manter sua atenção na sua respiração.
- Não há nada com que se preocupar, nem controlar, apenas relaxe e mantenha sua atenção em sua respiração.
  
 Se optou pela vela:
 -  Mantenha sua atenção e foco na luz da vela. 
 -  Perceba suas sensações neste momento.
 -  Pense na sua intenção pela vela e seus sentimentos 
 -  A qualquer momento de distração volte atenção a sua respiração e foco na vela. 
 - Permita esta conexão por uns 10 minutos e retorne calmamente a sua rotina.

 Se optou pela visualização de cores:  Clique em Cromoterapia
-  Feche seus olhos, leve sua atenção a esta cor.
-  Permita que ela percorra ou se estabeleça em seu corpo, ou parte dele.
-  Perceba suas sensações neste momento.
-  Permita que ela seja sua inspiração e expiração ao respirar.
-  A qualquer momento de distração volte atenção a sua respiração e foco na cor. 
- Permite esta conexão por uns 10 minutos e retorne calmamente a sua rotina.



Se optou pelo mantra ou som   Clique em Mantra


-  Feche seus olhos, leve sua atenção para este som/mantra.
-  Permita que ela/e ressoe com a vibração do seu corpo, ou parte dele.
-  Perceba suas sensações neste momento.
-  Perceba suas sensações e emoções que interagem nessa simbiose.
-  A qualquer momento de distração volte atenção a sua respiração e foco no mantra/som. 

- Permite esta conexão por uns 10 minutos e retorne calmamente a sua rotina.


Se optou pela respiração

-  Feche seus olhos, leve sua atenção para sua respiração.
-  Observe o ritmo da sua respiração, a temperatura, e observe, apenas observe. 
- Mantenha sua atenção e foco na respiração, o caminho que segue e sai.  
-  A qualquer momento de distração volte atenção e foco em sua respiração. 

- Permite esta conexão por uns 10 minutos e retorne calmamente a sua rotina.


A prática é um elemento essencial para podermos acessar os benefícios físicos, energéticos, emocionais e mentais. Uma oportunidade que começa simplesmente no permitir, realizar e aceitar, sem julgamentos, preconceitos ou suposições.

Ótima prática e ótimo Reiki

Adriano Brasil - 
Naturopata, Aromaterapeuta e Perfumista Botânico CRTH 2483
contatoastralaromas@gmail.com

sexta-feira, 27 de março de 2020

Dicas de Naturopatia - Tempere a Vida!



☕ Tempere a Vida
Do Parto ao Coração 🍵








Crie aromas e sabores repletos de sentimentos bons, eles ficarão guardados para sempre em sua memória🌸



Em nossos corações não cabem opostos, eles duelam em nossas mentes. 💙


Escolher o que levar a ele faz toda a diferença, principalmente em momentos de enfrentamentos difíceis como os de hoje 💚



Use os alimentos para criar memórias afetivas e olfativas de forma saudável. 

Estamos no outono, procure por especiarias, ervas, vegetais e frutas da época, da estação, a natureza é perfeita e seus ciclos de ofertas favorecem nosso organismo




Todos alimentos podem ser transformados, dos mais simples as iguarias, e é aí que entra a magia alquímica em todo processo:



- Do criar, fazer e transformar 

-  Do Prato ao Coração.


Aproveite para incluir a família no processo, é momento de união, só ela constrói.



Adriano Brasil - 
Naturopata, Aromaterapeuta e Perfumista Botânico CRTH 2483
contatoastralaromas@gmail.com



sexta-feira, 20 de março de 2020

Dicas da Naturopatia em Benefício do Sistema Imunológico


Chegou o Outono e com ele o elemento Metal.


Na Medicina Chinesa as estações estão associadas aos elementos da natureza, no caso do outono é o metal, mas o que isso quer dizer?
Nesta medicina cada elemento se relaciona com órgãos específicos e pareados abordando processos fisiológicos ou mentais, consequentemente evidenciando questões de saúde relacionadas.

O elemento metal está relacionado ao órgão do pulmão e seu órgão pareado, o intestino grosso. O caractere chinês para Metal é representativo de um sino. Um sino bem afinado ou sonoro, é sinônimo de som de pulmões saudáveis ​​na respiração, fala e canto! No outono, a secura é predominante. O pulmão é responsável pelo tecido da pele e pelo órgão sensorial do nariz e, portanto, esta é a estação em que a pele seca ou o nariz seco podem sofrer acometimentos. Quando muita secura afeta o pulmão, especialmente um pulmão fraco, problemas respiratórios podem começar a se manifestar. Alimentos que nutrem a umidade (Yin) do nosso corpo e dos pulmões são bons para comer nesta época do ano, ajudam a evitar os efeitos de secagem dos pulmões vulneráveis ​​nessa época do ano. Exemplos são peras, maçãs e principalmente os cítricos.

Os pulmões controlam o Qi (nossa energia vital) e a respiração, absorvendo o “Qi puro” e expirando o “Qi sujo” do metabolismo, e ajudam a distribuir fluidos pelo corpo. O pulmão também é o principal órgão envolvido em nosso sistema defensivo, pois está diretamente conectado ao ambiente externo. Qualquer fraqueza no sistema de energia pulmonar (inclui os meridianos, órgão emparelhado, tecidos, emoções, etc.) pode comprometer nossa defesa ou sistema imunológico e se manifestar como problemas respiratórios. Portanto, muitas pessoas nesta época do ano ficam doentes.
Como a energia natural do outono está em sintonia com o pulmão, é um bom momento para renovar nosso pulmão, a fim de fortalecê-lo.

Este elemento está ligado ao nosso conceito de fronteira. É a "pele" física e metafórica do nosso corpo, através da qual "absorvemos" e "deixamos ir". Os pulmões são cruciais, portanto, para garantir um corpo e uma mente fortes.
Se a função pulmonar estiver comprometida, por causas que podem ser condições ambientais, emocionais, excessivas ou de fraqueza, pode haver cansaço, falta de ar e sensação de melancolia.
Além disso, se o pulmão estiver comprometido e não puder fornecer Qi suficiente para nossas defesas, é provável que ocorram resfriados frequentes.

Do ponto de vista psicológico e emocional , o metal e o pulmão, em um estado saudável, são capazes de lidar adequadamente com questões de relacionamento, respeito e são capazes de aceitar e renunciar plenamente a questões e situações. Se estiver sob estresse, uma pessoa pode se sentir constringida, retraída e pessimista. Observe que quando choramos, nosso padrão de respiração muda, pois a emoção da tristeza restringe o sistema de energia do pulmão.

O intestino grosso também atua como um discriminador para nós, quando nosso cólon é saudável, somos capazes de reabsorver os minerais preciosos e a água de que precisamos para expelir o lixo. Quando não podemos deixar ir, ficamos estagnados com toxinas, emoções e velhos hábitos, e estes podem aparecer como dor na parte inferior do abdômen, constipação ou ganho de peso e, assim como no pulmão, quando deixamos ir muito, ficamos exaustos. 

No ciclo de cinco elementos, o metal saudável nutre nossa água, que se reflete em nossos rins e bexiga e controla nossos recursos mais profundos, nossa essência / genética ancestral, bem como nosso medo. O metal também ajuda a controlar o elemento madeira, impedindo que nossos fígados afetem demais nossos outros órgãos com raiva, agressão e fogo. Quando trabalhamos nosso elemento metal, ele nos ajuda a fazer a longa extensão do inverno com facilidade e força, o que incentiva uma primavera fértil e vibrante guiada pelo espírito. 

Há várias coisas que podemos fazer para nutrir este elemento durante a temporada:

- Desacelerar e fazer um balanço da vida, refletir sobre o que não serve mais e o que é mais precioso em nossas vidas  e começar uma libertação limpando suavemente o corpo e mente, dizendo adeus a relacionamentos e coisas antigas, criando um ritual de liberação simples para honrar esse processo e sua dor.
- Permitir que a dor e a tristeza sejam um lugar em sua vida. Quando surgir, reconheça e deixe fluir através de você, deixando respirar, chorar e  mover-se.
- Comer alimentos picantes quentes, sazonais e facilmente digeríveis, eles ajudam a promover a circulação e digestão e liberam o excesso de catarro. Alguns como o gengibre, cebola, alho-poró, cebola verde, pimenta preta, alho, aipo, coentro, erva-doce, hortelã, rabanete, rabanete, pimenta, pimentão, nabo, canela, repolho, cardamomo, cravo, orégano, mostarda, vinho. Também coma alimentos yin nutritivos para ajudar a proteger contra a secura e os ventos do outono, como: peras, maçãs, cogumelos, tofu, algas, amêndoas, pinhões, óleos (azeitona, uva, coco, gergelim). Tal como acontece com qualquer refeição, certifique-se de que não exagere em qualquer tipo de alimento.
- Use um cachecol para se proteger dos perversos externos, especialmente o vento
- Tome ervas que limpam, umedecem e nutrem os pulmões e intestinos: uma simples infusão feita de algumas das ervas pungentes acima para limpar a fleuma e aquecer o corpo,  o clássico limão, gengibre e mel ou uma boa mistura umedecedora como a raiz de alcaçuz.
- Pratique práticas suaves de movimento para manter seu qi em movimento, mas também desenvolva seu Qi e força para o inverno, como Qi gong, yin yoga, tai chi, caminhada,
- Passe algum tempo fora respirando um Qi claro do céu.


Uma dica da aromaterapia para usar em casa neste momento é o óleo essencial de Ravensara
 ( Ravensara aromática). É um óleo essencial que ajuda fortalecer a respiração, além de melhorar o sistema defensivo e imunológico.
Para quem está sob efeito da tristeza, indiferença, desesperança ou simplesmente sobrevivendo, este óleo pode ser a mão estendida a força da vida e esperança.


Uso tópico: Diluir em carreador graxo (manteiga ou óleo vegetal puros) ou creme neutro a 2% para aplicação na região do abdômen e tórax. Após o banho a pele está mais favorável para receber a aplicação.
Indicação exemplo -  10 ml óleo de uva + 2 gotas do óleo essencial de ravensara.

Escalda-pés antes de dormir traz um sono muito confortante e relaxante.
50 gramas de sal (opções) epson /grosso/ refinado + 5 gotas de óleo essencial diluídas em 5ml de sabonete neutro/álcool. Coloque essa mistura na água de escalda-pés e aproveite o aroma por 25 minutos.

Inalador pessoal - 1 gota - De 3 a 7 vezes ao dia, por uma semana.

Em substituição ao Ravensara podemos usar o Alecrim (Rosmarinus Officanalis) ou Eucalipto (Eucalyptus globulos).

Os óleos de Laranja doce (Citrus sinensis), limão (Citrus limonum) ou Lavanda ( Lavandula angustifolia) também podem ser utilizados ou acrescidos na composição para auxiliar com o estresse e a ansiedade. Utilize a mesma quantidade na substituição ou em um blend.

Em caso de dúvida entre em contato.

Espero que o outono, o elemento metal e o sistema de energia do pulmão possam ajudar com as dicas da naturopatia nesta pequena passagem.

É outono, observe a natureza no todo e suas estações, deixe as folhas irem e fortaleça sua raiz nutrindo sua seiva. Foi assim que nossos ancestrais aprenderam de forma mais profunda sobre eles mesmos.

Conheça mais sobre naturopatia, perfumaria botânica e aromaterapia com

Adriano Brasil - CRTH 2483
Naturopata
Perfumista Botânico
Aromaterapeuta Certificado

Referências:
O manual prático de medicina chinesa
Acupuntura Constitucional dos 5 Elementos


Água Pura e Solarizada


Quer uma dica de energia vital bem simples para ajudar nestes dias?

Água solarizada 🙌🌻

Basta colocar água filtrada em uma garrafa de vidro e deixá-la tomando Sol em média de 2 horas, se estiver nublado deixe umas 4 horas no mínimo.
A garrafa transparente lhe garante o prisma de todas as cores, assim você pode se beneficiar de forma cromática e indireta, ou se preferir utilize papel celofane na garrafa, na cor ideal (No site tem indicações), ou ainda, uma garrafa de vidro na cor pretendida.

Se quiser purificar sua água de gases com uma ajuda solar, deixe tapado com filó ou tecido vazado para proteger e permitir a saída dos gases.
Os benefícios variam de forma mais específica conforme a cor, contudo, ao utilizar uma garrafa transparente vamos conciliar todas as cores e principalmente a força vital através de um elemento nutricional, purificador capaz de iluminar nossa essência e saúde.


Adriano Brasil
www.asrtralaromas.com.br

sexta-feira, 13 de março de 2020

Dicas da Naturopatia em Benefício do Sistema Imunológico


Mente sã, corpo são!
Vamos fortalecer nosso sistema imunológico, começando pela nossa forma de pensar, agir e reagir.
Dicas da Naturopatia em Benefício do Sistema Imunológico.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Eu lavandando













Amo lavandas, não somente pelo perfume aromático e reluzente floral, mas também, por sua força diante das dificuldades que sua existência enfrenta.
Uma lição de vida para aqueles que se sentem vítimas, afetados, infelizes ou vulneráveis, que não aprenderam a sair desta situação desfavorável.
São plantas que enfrentam bases severas, climas extremos, contudo, resplandecem em aromas e cores.
Aprenderam a socializar, se defenderem contra invasores e parasitas e buscaram caminhos para desenvolver sua espécie.
Quando falamos de transmutação, logo penso em lavanda, a conexão com as cores lilás, roxo claro, violeta, branco e azul, todas repletas de prata como um reflexo solar sobre a sílica, um buquê colorido na mesma planta.
A imagem pode conter: céu, nuvem, planta, atividades ao ar livre e naturezaUma planta muito utilizada na aromaterapia, contudo deve-se observar qual a variedade e o propósito, uma vez que sua constituição química possui diferenças. O mesmo vale para perfumaria botânica, os mais usados são a Lavanda angustifolia e a Lavanda hibrida/intermedia (Lavandin), o aroma de cada um reflete nuances e notas diferenciadas, principalmente se vamos utilizar os absolutos ao invés do óleo essencial.
Trabalhar seus extratos nas águas aromáticas é além de perfumar, é uma maneira simples e poderosa de elevar o animo, as emoções, saúde e bem-estar.
Um perfume com notas de lavanda tende a ser aromático, um fougere, fresco ou até mesmo atalcado...
A lavanda sem dúvida pode ser um paraíso para alguns, mas também pode ser o desafio de outros, o importante é que seus benefícios são amplamente capazes de atingir nosso interior de forma única e movimentar nossos campos físicos, mentais e espirituais.
Para usar com segurança procure um profissional.
A imagem pode conter: 1 pessoa, óculos de sol, atividades ao ar livre e naturezaA imagem pode conter: céu e atividades ao ar livre
Conheça mais sobre perfumaria botânica e aromaterapia com
Adriano Brasil - CRTH 2483
Naturopata
Perfumista Botânico
Aromaterapeuta Certificado

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Como cultivar a Gratidão! 


  Em nosso último artigo falamos sobre os desafios de praticar a gratidão, mas hoje, vamos falar das práticas e como podemos pratica-la. Foram tantos e difíceis os desafios, então , será que dá?

  Neste momento, perceber que podemos ir além das circunstâncias, que ocasionalmente nos traria algum sentido de gratidão passa a mudar muitos conceitos e atitudes que conscientemente pensávamos estar sendo gratos ou nos tornando pessoas mais gratas.
  O que quer dizer tudo isso?
 Que um esforço consciente é necessário para praticar a gratidão. É fácil cair na mentalidade da negatividade, mas são etapas específicas que nos ajudam superar os desafios de gratidão.

  Algumas sugestões para prática da gratidão parecem ser fáceis, de fato são, mas o empenho, atitude, hábito, mudança de comportamento, desapego e libertação em vários campos da vida podem torná-las menos interessantes, como pudemos observar no artigo anterior, assim, diante de tantas opções, inicie com alguma que te deixe mais confortável em realizar.

  •   O primeiro é manter um diário de gratidão, isso mesmo, um diário onde podem ser listados coisas pelas quais você é grato, um recurso que você pode listar cinco coisas pelas quais você é grato a cada semana, inclusive, você pode reviver sua gratidão por tudo que foi listado ao final do mês. Esta prática funciona porque, conscientemente, intencionalmente concentra nossa atenção no desenvolvimento de pensamentos mais agradecidos e na eliminação de pensamentos ingratos, também ajuda a evitar que as coisas sejam banalizadas; em vez disso, vemos os presentes na vida como novos e emocionantes. 

"Acredito que as pessoas que vivem uma vida de gratidão difusa realmente experimentam a vida de maneira diferente das pessoas que se enganam ao não se sentir gratas."                    Dr. Robert Emmons

  • Outro exercício de gratidão é praticar a contagem regular de suas bênçãos, conquistas, realizações, talvez a primeira coisa de manhã, talvez à noite. Se perguntar por que está agradecido hoje, como momentos de reflexão, mas que a gratidão pode seer exaltada, sem a necessidade de escrevê-las.

  • Você também pode usar lembretes concretos para praticar a gratidão, o que pode ser particularmente eficaz no trabalho com crianças, que não são pensadoras abstratas como os adultos. Por exemplo, uma mulher em Vancouver cuja família desenvolveu essa prática de colocar dinheiro em "jarros de gratidão". No final do dia, esvaziaram os bolsos e colocaram nos frascos seus trocados. Eles tinham um lembrete regular, uma rotina, para fazer com que se concentrassem na gratidão. Então, quando o frasco ficou cheio, eles deram o dinheiro para uma pessoa carente ou uma boa causa dentro de sua comunidade.                                              Práticas como essa podem não apenas ensinar às crianças a importância da gratidão, mas também mostrar que a gratidão impele as pessoas a "passa-las adiante" - a dar às outras pessoas de alguma forma, como elas mesmas receberam.
  • Antes de dormir acionar o momento gratidão. Um momento em que você foca sua atenção no seu dia e ao mesmo tempo eleva sua gratidão por cada situação vivida.
  • Hoje parece um ótimo dia para mandar uma carta ou melhor, fazer uma visita, ou até mesmo ligar para alguém dizendo o quanto você a ama e o quanto você sente felicidade por ela ser parte da sua vida.  
  • Olhe nos olhos das pessoas e quando tiver servido a elas sinta em seu coração uma verdadeira gratidão, algo que vai além da formalidade e etiqueta, deixe seus olhos expressarem o que seu coração sente.

Por fim, abrir nossa mente e pensar fora da caixa quando se trata de gratidão. Madre Teresa falou sobre a gratidão que sentia pelas pessoas que ajudava, pelos doentes e moribundos nas favelas de Calcutá, porque lhe permitiram crescer e aprofundar sua espiritualidade. Essa é uma maneira muito diferente de pensar em gratidão - gratidão que podemos dar em oposição ao que recebemos, contudo  uma maneira muito poderosa de cultivar um senso de gratidão.

Até o próximo artigo 🙏

E nossa jornada continua com a meditação aromática, saiba mais em nosso site.
As meditações são individuais ou em grupo, a companhe em @Astralaromas 


Adriano Brasil - CRTH 2483
Naturopata
Perfumista Botânico
Aromaterapeuta Certificado

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Workshop Perfumaria Botânica







Neste workshop vamos viver uma arte milenar e ao mesmo tempo nos envolver com o poder dos óleos essenciais e outros extratos aromáticos. Passaremos pela teoria e muita prática levantando os aspectos e conceito de um perfume botânico,  as famílias olfativas, como explorar suas características, notas, acordes, avaliação olfativa, cálculos e diluições, comparativos e criação.

História da perfumaria
Uso e Efeitos
Tipos de perfume
Perfume botânico, aromaterapia e aromatologia
Matéria prima
Famílias Olfativas
Acordes
Arte e criação
Segurança
Diluição e Comparação
Vivência Aromática
Criação Autoral
Faça seu Perfume

Ao final você terá criado sua própria inspiração aromática, e o mais legal é que você levará com você. 
Todo material será disponibilizado para o workshop.
Valor do curso + Apostila e coffee break

Saiba mais sobre Adriano Brasil aqui