Perfumaria Botânica







A Astral Aromas está completamente integrada com a forma simples e natural de viver e isso não quer dizer se afastar do que é bom, luxuoso e essencial, contudo essas premissas estão alinhadas em uma atividade conscientemente sustentável e comprometida com a natureza.

Visto que o termo "natural" ficou muito confuso no mercado da perfumaria e cosmética natural, utilizamos o termo "botânica" para que não reste qualquer dúvida sobre a composição e desenvolvimento dos perfumes artesanais aqui propostos, principalmente por não utilizar produtos de origem animal nem sintéticos.

A perfumaria moderna se inclinou aos fins comerciais e desta forma tudo em relação a perfume se resumiu a marcas, fixação e status. Certo de um processo milionário as indústrias cosméticas e perfumarias passaram a  desenvolver inúmeras fragrâncias sintéticas e composições químicas desconhecidas e até prejudiciais à saúde. Hoje, o fato é que essas indústrias estão entre as principais poluentes do planeta, colocam em risco a saúde das pessoas com a falta de transparência na composição das "fragrâncias" e lucram muito, até mesmo fazendo apelos ilusórios, do tipo "naturais" e "Ecológicos" ou alegam os benefícios fitoterápicos que somente óleos essenciais fornecem através da aromaterapia.

O que propõe a perfumaria botânica Astral Aromas

  • Os Materiais utilizados são completamente botânicos em prol da agricultura orgânica.
  • São feitos artesanalmente e individualmente, pois cada ser é único.
  • Composição 100% vegetal e vegana, nada em sua composição tem origem animal ou utilizou de maus tratos e testes em animais.
  • Os principais componentes aromáticos são óleos essenciais, absolutos, concretos e extrações de CO2 orgânicos.
  • O contato do perfume botânico com sua pele cria sua marca única e mágica. É sua  identidade olfativa personalizada.
  • Todos atributos da aromaterapia contemplados através do seu perfume botânico. Bem estar físico, emocional, psicológico e espiritual.
  • Perfume energeticamente iluminado pelos elementos da natureza, mantras, cristais, reiki e gráficos vibracionais.
  • Perfumes personalizados - Identidade olfativa.
  • Perfumes terapêuticos - Direcionamento terapêutico com óleos essenciais e florais de Bach.
  • Aromatização de Ambientes específicos e para momentos específicos.  
  • Marketing Olfativo - Além do uso pessoal a Astral Aromas proporciona os benefícios da aromaterapia com perfumes botânicos para a casa, consultórios, lojas e escritórios. A influência dos óleos essenciais vão além de uma memória olfativa, eles interagem diretamente no comportamento e emoções das pessoas causando estímulos que podem contribuir com um propósito específico.  
As Famílias Olfativas

O perfume é uma arte, assim como uma música lindamente composta de notas musicais. A diferença, é que no perfume as notas são os próprios óleos essenciais que infinitamente formam acordes e inúmeras composições. 
Ao longo dos anos algumas combinações contribuíram para o que chamamos na perfumaria de família olfativa, com a seguinte classificação:

Aromático Suave
Primam pela mistura de aromas cítricos, lavandas e muitas vezes especiarias orientais. Estilo ousado, exuberante em combinação com notas modernas como flores brancas e tangerina, com aromas rústicos como lavanda, madeira e verdes.

 Floral
A mais popular família olfativa, resultante da mistura de ramos de jasmim, rosas, gardênias e outras flores. Podem ser apresentadas em suas formas puras ou com toques orientais ou especiados. Estilo romântico, delicado e feminino; combinam com acordes florais: rosas, jasmim, lírio-do-vale e violeta.

Amadeirado
Tem em sua composição algumas misturas de madeira que resultam em aromas mais secos e menos adocicados. Possui toques de canela, terra ou tabaco, normalmente com notas naturais mais picantes. Estilo elegante e discreto; combinam com acordes amadeirados: sândalo, cedro, patchuli (secos e vibrantes).

Cítrico
Fragrâncias leves e marcantes. Perfeitos para o dia-a-dia, os cítricos marcam presença com notas de laranja, limão, mandarim e algumas notas de madeira. A fragrância ideal para o clima predominantemente quente do Brasil.
Estilo Esportista, refrescante e energético; combinam com acordes cítricos: bergamota, limão, laranja e mandarina.

Aromático Verde / Fresco
Limpo e refrescante, o perfume fresco mistura notas cítricas com notas naturais, como relvas e folhas verdes. Extremamente refrescante, apresenta, geralmente, notas marinhas. Estilo calma, suavidade e Frescor; combinam com sálvia, alecrim, tomilho, lavanda e menta.

Frutal
Um verdadeiro coquetel natural, os perfumes com notas frutais são resultantes da mistura de pêssegos, morangos, e algumas notas cítricas. Mas, diferente dos cítricos, nessa família predominam as notas mais doces, mantendo sempre muita leveza e frescor.
Estilo Moderno, vitalidade, espontaneidade e modernidade; combinam com acordes cítricos ou frutais como melão, pêssego e maçã.

Oriental
Sofisticados, chiques e elegantes. Os orientais primam pela exuberância de notas quentes e picantes especiados, como baunilha, canela e pimentas. Estilo sensual, sensualidade e conquista; combinam com musk, acordes orientais, compostos por baunilha e madeiras.

Chipre
Uma combinação de cítricos, flores, madeiras e musgos com notas quentes e muito fixadas. Resulta de aromas mais secos e menos adocicados, a percepção geral é uma combinação de madeiras e musgos.

Fougère
A fragrância é fresca, combinando notas cítricas, verdes, herbais, gerânio e lavanda e madeira fresca. A percepção geral é limpa, vibrante, natural e fresca.


 A Estrutura dos perfumes

Ao iniciar a criação, além de observar o que cada óleo proporciona de efeitos físicos e emocionais é importante saber sobre a intensidade de cada um. Os ingredientes de um buquê aromático  está dividido em três opções olfativas.


Notas de Saída (ou de cabeça)
Por serem as mais voláteis, são as primeiras sentidas, responsáveis pela impressão inicial do perfume. Leves e frescas, podem ser cítricas ou herbais (ex: limão, mandarina e laranja, alecrim, menta, erva doce). 
Duram alguns minutos na pele.

Notas de Coração (ou corpo)
Evaporam mais lentamente e dão personalidade ao perfume, sendo o corpo da fragrância. São exaladas quando o perfume começa a ser absorvido pela pele. Geralmente, fazem parte desse grupo flores (ex: rosa, jasmin, gerânio) e frutas não cítricas (ex: framboesa e pêssego).

Notas de Fundo (ou base)
Menos voláteis, fixam com maior intensidade e são as últimas a sumirem. São óleos fundamentais na fixação do perfumes... Em geral, vêm de madeiras (ex: cedro e pinho), espeçarias (ex: gengibre, noz moscada), resinas (ex: incenso), alimentos (ex: café, caramelo)  almiscarados (âmbar e musk vegetais). Podem ou não ser adocicadas (ex: baunilha e canela).

E é aqui que começa uma sincronicidade e uma identidade única através do perfume em sua pele. É o início da revelação de emoções e sentimentos, humor e comportamento.



"A música, o alimento, o vento, a casa, as pessoas, os animais, a natureza
O toque, o cheiro, a memoria, a imaginação, a visão, a água, a terra
O dia, a noite, o sol , a lua, a luz, a escuridão, Eu, Você, a cor, o sonho
A alegria, a tristeza, a fome, a raiva, o amor, o desejo, o prazer, a gratidão"
    E um perfume botânico! 
Adriano Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário