domingo, 9 de julho de 2017

10 Fatos da Perfumaria! 3º

            10 Fatos da Perfumaria!

 3º- Falando da diferença de custo comercial dos perfumes industriais e naturais. Se compra e usa pelo conteúdo ou pelo que dita a moda?
Marketing olfativo y experiencia de venta
Pois é, vejamos o que acontece quando traçamos uma linha entre o que está dentro e fora dos frascos e quanto custa para se produzir perfumes industriais e naturais (botânicos).

Em resumo, observando a origem, modo de obtenção, segurança e preço, vejamos os seguintes comparativos em relação ao preço final de um perfume botânico e industrial:


Natural / Botânico Industrial
Origem Naturais extraídos de plantas, flores, folhas, resinas, madeiras, frutas, sementes... Compostos Sintéticos, *
Composição Óleos Essenciais, Concretos, Absolutos, Isolados Naturais, Tinturas, Ceras, óleos vegetais, álcool Compostos Sintéticos, Derivados de Petróleo, *
Produção Artesanal / Personalizada Grande Escala Industrial
Segurança De acordo com Aromaterapia / Aromatologia / Perfumaria /Ecocert / IBD / IFRA Perfumaria / ANVISA / IFRA
% Custo do Perfume 90,00% 5,00%
%Embalagem, %Marketing, %Impostos, %Distribuição **10% 90,00%

* É possível que algumas perfumarias industriais ainda usem na composição fragrâncias naturais, quando o perfume custa muito caro.
**  Este valor pode ser alterado em virtude de encomendas postais,  no entanto um sistema sustentável de compra local pode reduzir essa taxa a 0%.

Fatores importantes em relação aos naturais estão relacionados com todo processo e a qualidade dos óleos, lembrando que perfumes naturais e botânicos podem ser usados em terapias para fins terapêuticos, emocionais e energéticos, enquanto que perfumes sintéticos estão relacionados a problemas respiratórios, endócrinos e neurotóxicos.
Uma indústria que sabe conduzir conceitos e aplicar o marketing olfativo não pode ficar refém  das variações da natureza, assim ela mesma constrói um mundo impregnado que pode acabar com a condição olfativa natural de novas gerações levando à praça moléculas densas reproduzidas em laboratório, você já deve ter ouvido falar em fixação, morango ou Calone...
São reproduções sintéticas que podem confundir sobre o que realmente cheira a brisa do mar ou o próprio morango, sem mencionar a falsa ideia de que um bom perfume precisa de fixador.

Se compararmos o preço do óleo essencial com uma fragrância sintética podemos entender como as cifras são envazadas. Enquanto o quilo da rosa da Bulgária custa em média de 4 mil a 5 mil euros, sua réplica sintética custa apenas 50 euros, daí essa mistura de popularização junto com tendencias perfumísticas exorbitantes explodem no mercado dos perfumes, bem como dos produtos de limpeza e promoções de produtos através do marketing olfativo.

Por fim, saber qual perfume vestir, para que vestir e sua consequência envolve muito mais do que usar o perfume da moda, do artista do momento ou do lançamento na mídia, envolve consciência, saúde e uma chance de se unir a verdadeira natureza da qual nós somos e precisamos "sem ter que pagar nada mais por isso". 

Adriano Brasil - Astral Aromas
De Barry Nicolas - A arte dos perfumes
http://revistapegn.globo.com
http://www.operfumistico.com.br
http://www.ecycle.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário