terça-feira, 10 de maio de 2016

Felicidade através da Gratidão

E o que é a Gratidão?


Talvez a melhor forma de pensar sobre o que é gratidão seria buscar entender exatamente o que é o seu oposto -  a Ingratidão. Para nós brasileiros esta palavra tem mais sentido na sua intenção do que a própria Gratidão, será porque a própria gratidão passe tão desapercebida quanto o ato de agradecer ou ser grato com aquele ou aquilo que te faz bem, já pensou no seu dia a dia? Será que sua gratidão é uma virtude que emana da sua bondade, ou seria uma conduta de ética tradicional, contudo, social e harmônica em reciprocidade, ou ainda, simplesmente uma opção  por não ser, nem mostrar-se grato.
O que a ingratidão te traz à mente e qual sentimento aflora quando isso acontece?
Se o prefixo "in" já define a palavra carregada de elementos negativos, não seria diferente com as situações que ela aparece e daí fica mais fácil entender a importância da Gratidão, que dizer, de forma contrária no sentido e em tudo que ela acompanha.
Quando conseguimos entender melhor o significado da gratidão já poderemos também identificar o que é bom e sobre as coisas boas na vida, pois é exatamente ali que vive a gratidão e é ela que nos conduz à felicidade. Identificar as coisas boas ao nosso redor ou buscá-las em nosso caminho pode ser uma tarefa simples e eficaz na construção diária da felicidade, então vamos praticar e cultivar a gratidão.




Neste artigo sobre gratidão, muito há para se comentar, então listei algumas de acordo com as práticas  e técnicas abordadas em vários estudos. A abordagem a identificação e reconhecimento das coisas boas e do bem tomam forma em práticas simples através de exercícios e para tanto nosso lema será:

                                                  SINTA  >  EXPANDA  >  EXERCITE 


Assim, na teoria parece tudo muito simples, e que na realidade da vida, nada disso se encaixa, mas é este o momento inicial que passamos a despertar em nós o que de bom podemos visualizar e sentir, estender ao demais e seguir praticando.
  • Identificar diariamente o que é bom e o que faz bem enaltece os valores da vida.
  • Agradeça tudo aquilo que aprecia, sejam pessoas, coisas ou acontecimentos.
  • Seja otimista e visualize tanto o processo quanto resultados, sempre positivamente.
  • Doe dinheiro, atenção e tempo, o altruísmo e a compaixão elevam a união social e espiritual. 
  • Demonstre empatia e desenvolva paciência sem julgamentos, frustrações e despontamentos.

A base dessa prática se enaltece a cada dia e por isso é fácil perceber quando as pessoas são felizes e compartilham sua felicidade. São vários os benefícios apontados com a prática de gratidão e entre eles o aumento da imunidade, altos níveis de emoções positivas, mais otimismo, alegria, despertar para compaixão e generosidade, além obstruir sentimentos negativos como solidão e depressão. 

Seja qual for sua técnica utilizada na prática da gratidão, lembre-se:
                                                 SINTA  >  EXPANDA  >  EXERCITE

Vejamos algumas dicas sobre práticas adotadas e estudadas levando em conta sempre valores sociais, psicológicos e físicos, sem prejuízo das condições daqueles  que a praticam.
                                                 SINTA  >  EXPANDA  >  EXERCITE


                Dicas - Como Potencializar A Gratidão        

               
Adriano Brasil - www.astralaromas.com.br

   Fonte/Pesquisa
Robert A. Emmons, Ph.D. - Gratitude Works
http://greatergood.berkeley.edu/
http://my.happify.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário