quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Dia de Reis - Sustentabilidade e Enfeites de Natal

                    Dia de Reis - Sustentabilidade e Enfeites de Natal
Neste dia temos como data o fim de festas, mais precisamente o Natal e Ano Novo, daí surge aquela dúvida sobre quando devemos desmontar a árvore de natal, tirar os enfeites, presépios e luzes.
Segundo a tradição cristã o dia 6 de janeiro data a visita dos reis magos (Melchior, Gaspar e Baltazar) ao menino jesus, ocasião de celebração e proteção em que o menino recebe presentes de cada um dos reis (Mirra, Incenso e Ouro).
No Brasil por consequência  da colonização portuguesa tornou-se tradição a Folia de Reis, a qual celebramos festas com danças regionais, músicas e comidas. Claro, pouco se vê tal celebração nas grandes capitais, o que de fato é uma pena, pois mostra muita da cultura brasileira.

Sabendo-se que no dia 6 de janeiro encerramos com as celebrações natalinas é hora de pensar e agir de forma sustentável, pois artigos de festas em geral, principalmente  as natalinas são responsáveis por grande parte do consumo de energia e também emissão de gas carbónico, ou seja, mais aquecimento global, mais lixo, mais consumismo e menos saúde.
Para algumas pessoas é inevitável jogar todos enfeites fora por questões de moda e tendência, principalmente aqueles que nunca tentam fazer artigos para enfeites natalinos naturais ou recicláveis.
A ideia principal é guardar bem todo material utilizado no período para que possa ser reutilizado nas próximas festas. Sempre é possível inovar sem a necessidade de comprar tudo novamente. Essa é a teoria de sustentabilidade - evitar consumir sem necessidade e tornar ideias práticas e atitudes de valores sociais mais ecológicos em conscientes. Outra alternativa também pode ser a utilização dos artigos na decoração para diferentes propostas, desde decoração de mesas a preparativos de festas, veja uma lista de 100 ideias neste link:  http://blog.treeclassics.com/100-pinterest-ideas-how-to-recycle-christmas-decorations/
Não precisa ser expert, basta consciência e atitude e com o tempo você já estará fazendo parte de um movimento que desperta nas pessoas uma busca do conhecimento e iluminação, consequentemente, mais um amigo do planeta que habitamos e nossa própria natureza.

www.astralaromas.com.br








Nenhum comentário:

Postar um comentário