sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Aromatizadores de Ambiente Industrializados podem te matar

Vejamos algumas razões para não utilizar Desodorizadores de Ambientes Industrializados 

A ideia de neutralizar ou purificar o ar nos ambiente residências, principalmente nos banheiros passou a ser adotado por muitas famílias norte-americanas e consequentemente no Brasil. No entanto, as promessas destes produtos escondem sérios riscos à saúde e ao ambiente.

Talvez tenha existido um tempo em que nosso consumo fosse seguro e não oferecesse nenhum risco a nossa saúde. Hoje basta verificar os rótulos dos produtos e constatar que o que as empresas não querem é um consumidor consciente - são letras minúsculas e  muitas vezes omissas. Ocorre que não há lei que obrigue as empresas a fornecerem dados sobre a composição química dos seus produtos tendo como alegação segredo comercial.

O que compõe as  Fragrâncias / Conservantes?

Estudos feitos pela  EPA ( United States Environmental Protection Agency ) apontam substâncias perigosas, classificadas como pesticidas, é o caso do Diclorobenzeno - Animais expostos a esta substância desenvolveram tumores no fígado e rins.

Outra substância encontrada nestes tipos de aromatizadores é o Ftalatos. Uma pesquisa realizada pela  NRDC ( Natural Resources Defense Council ) revelou ter encontrado altos níveis de Ftalatos nesses produtos, que até então não haviam sido submetidos a nenhum teste de segurança. Este produto não é regulamentado nos Estados Unidos nem no Brasil, no entanto a União Européia determinou sua retirada do mercado por medida preventiva, uma vez que representa sérios problemas à saúde, veja:

" Os ftalatos são produtos químicos de irregularidade hormonal que pode ser especialmente perigosa para crianças e nascituros. A exposição a ftalatos pode afetar os níveis de testosterona e levar a anomalias reprodutivas , incluindo anomalia genital e produção de espermatozoide reduzida. O Estado da Califórnia observa que os cinco tipos de ftalatos - incluindo um que encontramos nos produtos aromatizadores  " são conhecidos por causar defeitos de nascimento ou danos reprodutivos "
                                                                             - Conselho de Defesa dos Recursos Naturais (NRDC)

Não parece um produto ideal para se ter em casa, muito menos para inalar suas doses diárias de toxinas, que causam doenças respiratórias como a asma e alergias, além de enxaquecas e do fígado.

As opções naturais nem sempre são tão práticas ou baratas mas sempre correspondem a uma forma de viver em harmonia e equilíbrio = saúde.

Há várias formas de aromatizar seu ambiente naturalmente, algumas sugestões são as flores, ervas e frutas:  Rosas, Gardênia , Jasmim, Alecrim, Canfora, Alfazema, Canela, Manga, Abacaxi e Maracujá
Veja aqui como elevar estes aromas astralaromas

Outras opções são os Aromatizadores de Ambientes Naturais Artesanais ou Terapêuticos, com eles você sabe quais são ingredientes e seus benefícios naturais. Aromaterapia Difusores WC Sprays Naturais

Ref.:
http://www2.epa.gov/pesticides
http://www.nrdc.org
http://www.dicasdemulher.com.br
http://healthwyze.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário